4 coisas que você não sabia sobre o rastreamento de pacotes

Todo dono de e-commerce que envia os pacotes e produtos vendidos pelos Correios deve estar atento a alguns direitos que tem, como, por exemplo, o reembolso.

Entre os problemas de um e-commerce, o processo de envio das encomendas e pacotes é o mais preocupante, não é mesmo? Isso porque, para a construção positiva da sua marca e para gerar experiências incríveis nos clientes é de extrema importância que o produto chegue dentro no prazo estipulado, sem nenhuma avaria, com a embalagem bem cuidada e em perfeito estado.

Nem sempre o pacote chega na casa do cliente dessa maneira. Já houve casos do carteiro ser roubado e o pacote levado. Portanto, é preciso entender alguns processos dos Correios para que você saiba reivindicar seus direitos e melhorar cada vez mais seu negócio.

1 – Registro de PACOTES é obrigatório

Quando você envia qualquer encomenda pelos Correios Brasil, é preciso que você envie registrada. Apenas o formato de cartas que podem ser postas simples. Esse código de rastreamento será o seu melhor amigo. Será por meio dele que você terá todos os detalhes e alterações da entrega do produto. Portanto, não se esqueça de guardá-lo.

2 – Registro de reclamações tem prazo limite

As reclamações referente a atraso na entrega, avarias ou qualquer problema devem ser feitas diretamente aos Correios. No caso de encomendas que não foram entregues, é preciso verificar primeiro se o prazo realmente foi expirado. Lembrando que o prazo limite para registro de reclamações é de 90 dias.

3 – Direito a reembolso

Você sabia que os Correios indenizam por serviços não prestados, o atraso na entrega, devolução/entrega indevidas ou, ainda, por inconformidades que comprometam a integridade do conteúdo do objeto, como avaria, espoliação, extravio, roubo, entre outros?
Poucas pessoas sabem disso e por isso você deve estar atento para não perder dinheiro. Conheça os tipos de indenização:

Atraso na entrega

Se a falha for dos Correios, serão restituídos os preços pagos pelos serviço de entrega, conforme os seguintes percentuais:

SEDEX Hoje, SEDEX 10 e SEDEX 12: 100%
SEDEX, e-SEDEX e PAC:
10% para 1 dia útil de atraso
20% para 2 dias úteis de atraso
30% a partir de 3 dias úteis de atraso

Por extravio, roubo ou entrega indevida

Restituição dos valores pagos pelo serviço de entrega, acrescidos dos valores dos serviços e produtos adicionais adquiridos, exceto ad valorem.
– Quando não contratado o serviço adicional de Valor Declarado, aos valores acima será acrescido o valor da indenização automática prevista para o serviço contratado;
– Quando contratado o serviço adicional de Valor Declarado, aos valores acima será acrescido o valor total declarado, conforme Nota/Cupom Fiscal ou Formulário de Discriminação de Conteúdo.

Por espoliação, avaria total ou parcial

Neste caso, é mais complexo. É feita toda a apuração do que aconteceu e após os resultados, as encomendas rastreadas que sofrerem espoliação, avaria total ou parcial serão indenizadas.

Por devolução indevida

Aqui, se a devolução não foi feita pelo destinatário, os preços postais são pagos, bem como os valores dos serviços adicionais contratados.

Por serviços não prestados

Serão restituídos os valores postais pagos, acrescidos dos serviços adicionais, se contratados.

4 – Declaração do valor da encomenda enviada

Não se esqueça de declarar o valor do pacote enviado ao seu cliente. Essa parte é muito importante para que você possa recorrer à indenização, caso ocorra algum problema. É que os Correios não faz reembolso ou qualquer tipo de recompensa, se esse valor não for declarado.

Gostou? Faça o rastreamento das suas encomendas em uma plataforma única. Teste gratis

Fonte: Correios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *